RESENHA SOBRE O TEXTO:
ENSINANDO PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO PRÁTICO
Em análise aos 19 (dezenove)
obstáculos que podem surgir no caminho até dos melhores pensadores é possível
perceber que todos nós carregamos inerente às nossas práticas a maioria deles.
No entanto devemos procurar desenvolver cotidianamente um processo de
auto-observação para que os mesmos não venham a nos bloquear pessoal e
profissionalmente.
Devemos ter em mente que os
obstáculos existem para nos impulsionar à uma superação das causas cotidianas
apresentadas. Nos guiando rumo ao sucesso das atividades a serem desenvolvidas
e alcançadas e não tendo um efeito regressivo que nos leve a maiores problemas.
Tendo esta perspectiva em mente é
preciso que se observe o processo cotidiano das relações e o professor
desenvolva práticas que impulsionem os alunos a serem mais motivados, a olharem
para os obstáculos como oportunidades de demonstrarem suas capacidades de os
driblarem a seu favor, contribuindo para sua realização pessoal.
Porém, sabemos que há indivíduos que
não têm tanta facilidade para resolver seus problemas, tornando-se dependentes
de outros ou até mesmo preocupando-se tanto com determinada dificuldade que
acabam entrando em uma depressão profunda, angustiados porque não conseguem
resolver suas questões pessoais e mesmo sendo dotados de grande inteligência
não sabem dar rumo a sua própria vida.
Todos os obstáculos apresentados nos
levam a um confronto subjetivo, mas talvez o que mais afete a população seja o
medo de fracassar. Todos nós temos este medo e é isto que nos leva a criar
inúmeras situações psicológicas de que as coisas não irão dar certo. Em geral,
isso se manifesta mais quando estamos diante de uma nova situação, em que ainda
somos leigos pela falta de experiência e não sabemos o modo certo de agir
diante de determinada circunstância.
É necessário que nos abramos à novas
experiências, compreendendo que ter medos de errar e fracassar são coisas
normais que fazem parte de nosso processo de evolução para uma escala maior da
intelectualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário