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quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resenha sobre o texto: Ensinando para desenvolver o pensamento prático


RESENHA SOBRE O TEXTO: ENSINANDO PARA DESENVOLVER O PENSAMENTO PRÁTICO

            Em análise aos 19 (dezenove) obstáculos que podem surgir no caminho até dos melhores pensadores é possível perceber que todos nós carregamos inerente às nossas práticas a maioria deles. No entanto devemos procurar desenvolver cotidianamente um processo de auto-observação para que os mesmos não venham a nos bloquear pessoal e profissionalmente.
            Devemos ter em mente que os obstáculos existem para nos impulsionar à uma superação das causas cotidianas apresentadas. Nos guiando rumo ao sucesso das atividades a serem desenvolvidas e alcançadas e não tendo um efeito regressivo que nos leve a maiores problemas.
            Tendo esta perspectiva em mente é preciso que se observe o processo cotidiano das relações e o professor desenvolva práticas que impulsionem os alunos a serem mais motivados, a olharem para os obstáculos como oportunidades de demonstrarem suas capacidades de os driblarem a seu favor, contribuindo para sua realização pessoal.
            Porém, sabemos que há indivíduos que não têm tanta facilidade para resolver seus problemas, tornando-se dependentes de outros ou até mesmo preocupando-se tanto com determinada dificuldade que acabam entrando em uma depressão profunda, angustiados porque não conseguem resolver suas questões pessoais e mesmo sendo dotados de grande inteligência não sabem dar rumo a sua própria vida.
            Todos os obstáculos apresentados nos levam a um confronto subjetivo, mas talvez o que mais afete a população seja o medo de fracassar. Todos nós temos este medo e é isto que nos leva a criar inúmeras situações psicológicas de que as coisas não irão dar certo. Em geral, isso se manifesta mais quando estamos diante de uma nova situação, em que ainda somos leigos pela falta de experiência e não sabemos o modo certo de agir diante de determinada circunstância.
É necessário que nos abramos à novas experiências, compreendendo que ter medos de errar e fracassar são coisas normais que fazem parte de nosso processo de evolução para uma escala maior da intelectualidade.  

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